Se vocês estão juntos há tanto tempo que cada um tem seu próprio ritmo no sofá ou apenas se uniram durante a quarentena , seu relacionamento requer uma certa manutenção para garantir que ambas as partes estejam felizes e realizadas.
Um casal perguntou a terapeutas especializados em relacionamentos o que os casais podem fazer — começando agora, hoje! — para melhorar a saúde de seu relacionamento e se sentir mais afetuosos quase instantaneamente. O conselho deles é mais fácil do que você pensa!
1- Arranje tempo para se divertir
“O casal que brinca junto permanece junto”, diz Karen Waldman, PhD, terapeuta de Houston especializada em relacionamentos. “Quando você usa o humor, faz coisas divertidas juntos e ri durante o dia, isso fará com que você se sinta mais próximo.” Existem várias maneiras de fazer isso: enviar mensagens de texto com GIFs bobos, assistir a um especial de stand-up no sofá ou simplesmente rir enquanto canaliza sua criança interior em um jogo de Twister.
2- Abraço
O toque físico pode ter um grande efeito na felicidade. Isso é especialmente verdade se vocês estão juntos há muito tempo e não estão alcançando – literalmente! – seu parceiro com a mesma frequência que você fazia em seus primeiros dias, pois esse contato nos faz sentir conectados um ao outro e desejados.
Se você é um pai que se sente sobrecarregado com a ideia de mais toques porque seus filhos estão com você 24 horas por dia, 7 dias por semana, não há problema em comunicar isso e pedir espaço, mas certifique-se de informar seu parceiro quando estiver pronto para tocar novamente.
“Então tire o sexo da mesa. Abrace e beije como você fazia quando estava namorando”, diz o Dr. Waldman. “O toque humano é tão importante nos relacionamentos.”
3- Crie uma mentalidade de equipe
É mais fácil resolver problemas quando, desde o início, você planeja chegar a uma solução que seja uma vitória para todos em sua “equipe”. Qual é uma opção com a qual vocês dois poderiam viver?
“Abordar as coisas do ponto de vista de ‘estamos nisso juntos e sairemos disso juntos’ cria camaradagem”
4- Lembre-se dos bons momentos
Se o seu parceiro entrar pela porta e imediatamente fizer algo que você acha irritante, pare e reformule seus pensamentos. “Pense consigo mesmo: ‘Espere um minuto. Meu objetivo é ter uma noite divertida.
Se eu pular neles, isso me deixará mais perto ou mais longe do meu objetivo?’”, diz o Dr. Waldman. “Se você se lembrar de que deseja ter um casamento feliz, pode se concentrar no que está fazendo para garantir que isso aconteça.
Existem maneiras de lidar com [o que quer que seu parceiro tenha feito] além de se sentir irritado.”
5- Dê a eles o benefício da dúvida
Se você está tendo um mal-entendido, não assuma que seu parceiro se recusa a entender seu ponto de vista. “É auto protetor presumir o pior, mas quando damos a eles o benefício da dúvida e nos comunicamos com eles sobre sua perspectiva, isso ajuda a esclarecer qualquer problema rapidamente”, diz o Dr. Waldman
6- Canalize a noite do encontro de maneiras fáceis
Este é um dos truques favoritos do Dr. Greer. “Extraia o que chamo de ‘essência do desejo‘”, diz ela. Mesmo que você não possa sair em um encontro real, tente lembrar o que fez com que esses primeiros dias de “namoro” parecessem mágicos.
Dizer coisas como “eu só quero te dizer: eu te amo” ou “eu te acho adorável” remete a esses tempos e faz a outra pessoa se sentir amada e cuidada.
7- Fale abertamente sobre o futuro
“As pessoas se sentem muito vulneráveis quando compartilham suas esperanças e sonhos”, diz o Dr. Waldman. Sejam aspirações de carreira ou objetivos pessoais, deixar seu parceiro participar deles pode ser poderoso, o que “pode ajudá-lo a se sentir mais próximo”.
Dar um ao outro a oportunidade de apoiar o desenvolvimento pessoal pode criar apreciação mútua, enquanto reprimir suas ambições pode gerar ressentimento se uma pessoa começar a mudar inesperadamente.
O Dr. Waldman ressalta que “é muito saudável crescer e mudar com o tempo”, especialmente se vocês puderem fazer isso juntos.
8- Pratique a escuta empática
É tão fácil gastar o seu tempo de conversa em cima do outro sobre quem teve o dia mais difícil.
Mas o Dr. Greer sugere que antes de você adicionar seu estresse à sessão de desabafo daquele dia, ofereça ao seu parceiro alguma empatia.
“Dizer ‘Uau, você fez muito hoje. Você deve estar exausto’, é um reconhecimento poderoso que evita que as pessoas se sintam sem apoio. Então você pode dizer ‘eu também tive um dia tão louco!’”, ela diz.
9- Misture as coisas
A novidade ajuda muito a manter um relacionamento saudável e próspero. “Estabelecer novos rituais evita que você caia na rotina”, diz o Dr. Waldman.
Tente fazer uma aula online juntos, fazer uma caminhada que você ainda não experimentou ou apenas passar algum tempo de qualidade em um parque juntos. “Quando você introduz algo novo, obtém produtos químicos excitantes e agradáveis.”
Procure introduzir coisas diferentes no meio do seu relacionamento, compre brinquedos eróticos, por exemplo: mastubador, penis de borracha ou outros. Isso ajuda o casamento não cair na rotina.
10- Estabeleça uma repetição
Resmungou com seu parceiro por algo que ele fez (ou não) fez? Ligue para uma releitura. Você pode dizer a eles: “Eu não gosto de mim mesmo quando não sou compassivo”, diz o Dr. Waldman, e parar para pensar em como você quer agir, em vez de como você reagiu.
Então, tente novamente. Você ficará surpreso com a diferença que isso faz! Se você pensar bem e ainda estiver chateado por eles não terem pendurado a toalha novamente, apenas o ato de levar algum tempo para formular seu pedido de uma maneira mais compreensiva e menos irritada ajudará a reduzir a hostilidade.