Seja persistente na oração -Romanos 12:12
Todo cristão gosta da ideia de ser um homem ou uma mulher de oração. Aqui estão cinco pensamentos para ajudá-lo a cultivar uma vida de oração.
1- A oração é dificil para todos
O reconhecimento de que a oração é difícil para todos costuma ser libertador. Somos propensos a colocar a culpa em nós mesmos por sermos os únicos que lutam para manter uma vida de oração vibrante.
Mas o grande número de vezes que a Bíblia nos instrui e nos encoraja a orar deve ser libertador; a oração é difícil para todos. Existem outras áreas da vida em que você continua, embora sejam difíceis?
Não é interessante que de todas as coisas que Jesus ensinou a seus discípulos, aquela registrada para nós nas escrituras é sobre como orar? E então considere todas as admoestações do Novo Testamento. (Cerca de 338 menções de oração no NT) A oração é difícil para todos nós, mas a Bíblia é clara: cultive uma vida de oração.
2- Desacelere
Existem muitas distrações que surgem em nosso caminho neste mundo. Nossa era digital encurtou nossos períodos de atenção, levando à dificuldade de estabilizar nossas mentes e nossos corações. Colocar sua atenção em uma coisa central por um longo período de tempo não é mais normativo.
Com as mídias sociais e a TV, nos acostumamos a passar rapidamente pelas informações, de um conteúdo para outro. Mas a oração não é isso. A oração é como fazer chá. Embeber leva tempo. É um processo lento.
Talvez uma das razões pelas quais você não gostou da oração nem teve muito sucesso nela é porque você a trata como um micro-ondas. Não estou dizendo que todos nós temos a capacidade de passar 3 horas por dia em oração. Mas o tempo que você atribui deve ser marcado pela lentidão.
Uma dica prática que tem sido útil para mim nessa área é definir um cronômetro de 10 minutos no meu telefone e colocá-lo a alguns passos de distância de mim. Então eu digo: “Não vou me preocupar com mais nada até que meu cronômetro toque”. Isso me ajudou a manter o foco, ser intencional com o tempo e desacelerar. A oração é para ser repousante.
A oração apressada não é uma oração pacífica, assim como somente ler o salmo do dia.
3- A oração é mais que uma lista de compras
Muitos de nós lutamos com períodos contínuos de oração porque nunca exploramos o que a oração significa além de simplesmente pedir coisas.
Deus se deleita em nossas petições, mas a oração deve incluir uma realidade mais profunda para nós, se quisermos nos apaixonar por ela. Tim Keller nos ajuda a ver a oração sob uma nova luz quando diz:
“A oração é a única porta de entrada para o autoconhecimento genuíno. É também a principal maneira pela qual experimentamos uma mudança profunda – a reordenação de nossos amores. A oração é como Deus nos dá tantas das coisas inimagináveis que ele tem para nós. De fato, a oração torna seguro para Deus nos dar muitas das coisas que mais desejamos. É a maneira como conhecemos a Deus, a maneira como finalmente tratamos Deus como Deus. A oração é simplesmente a chave para tudo o que precisamos fazer e ser na vida.”
A oração é um pouco como um relacionamento, para mantê-lo vibrante devemos atiçar as chamas do afeto. A maioria das pessoas não se apaixona pelo ato de namorar, elas se apaixonam por alguém, e o namoro é o caminho pelo qual elas crescem com essa pessoa. É assim que a oração funciona em nosso relacionamento com Deus.
Veja a oração como uma forma de estar com Deus, de comungar com Ele.
4- A oração é um mistério
Se uma transcrição de sua vida de oração do ano passado fosse impressa, como seria?
É principalmente sobre você? Mais uma vez, não há problema em orar por nós mesmos. Mas se você nunca ora por sua família, amigos, sua igreja, outros ministérios, missionários, governos, pessoas que conhece, seu cabeleireiro, seu garçom ou seu cônjuge… isso pode ser um bom indicador de que sua vida está centrada em você.
A oração é um ministério. Charles Spurgeon nos lembra disso com uma citação séria para jovens pregadores:
Um certo pregador, cujos sermões convertiam homens aos montes, recebeu uma revelação do céu de que nenhuma das conversões se devia a seus talentos ou eloqüência, mas todas às orações de um irmão leigo analfabeto, que se sentava nos degraus do púlpito, implorando todo o tempo para o sucesso do sermão.
Pode ser assim conosco no dia que tudo revela. Podemos descobrir, depois de ter trabalhado longa e exaustivamente na pregação, que toda a honra pertence a outro construtor, cujas orações eram ouro, prata e pedras preciosas, enquanto nossos sermões separados da oração eram apenas feno e restolho.
5- Seja realista, pequenas mudanças define sua história
Se dois barcos estiverem navegando na mesma linha reta e um deles virar o leme 0,5 graus fora do curso, a mudança diária não parecerá tão drástica.
Mas conforme o tempo se move em pequenas trajetórias, movem-se grandes distâncias. Uma grande vida de oração não é criada em um dia, elas são cultivadas ao longo de muitos anos de pequeno crescimento.
De que maneira você pode começar hoje a cultivar uma vida de oração?
Cultivando minha própria vida de oração.