Então, o que é oração? A oração não é uma liberação emocional ou uma rota de fuga. É muito mais do que apenas pedir um favor a Deus.
E definitivamente não é um exercício religioso. Deus responde à fé, então apenas repetição e palavras bonitas não chamam a atenção de Deus. Seu objetivo na oração é ser eficaz. A oração eficaz é a chave para o sucesso em todas as áreas da vida.
A oração é uma atitude. É se comunicar e ter comunhão com Deus. Você pode viver em atitude de oração a cada momento, estando em contato constante com Deus. Você pode estar pensando: Mas não posso passar todo o meu tempo em oração!
Sim você pode! Em 1 Tessalonicenses 5:17 (Versículo do Dia), o apóstolo Paulo instruiu a Igreja a “orar sem cessar”. Lucas 18:1 diz: “Os homens devem orar sempre e não desanimar”.
A prioridade número 1 no coração de Deus é passar um tempo de qualidade conosco diariamente. Precisamos ser capazes de ouvir Sua voz.
Como é passar o tempo com Deus?
Quanto mais tempo você passar na presença de Deus, mais você agirá e pensará como Ele. Ele precisa de pessoas que orem – não apenas quando pensam nisso, mas todos os dias.
Sua reação humana natural ao chamado para oração pode ser dizer: “Ei, mal tenho tempo para lidar com as crises em minha vida agora. Não posso me dar ao luxo de gastar mais tempo em oração!” Mas a verdade é que você não pode deixar de fazê-lo.
É quando começamos a fazer da oração nossa prioridade – deixar de lado as coisas naturais e tomar as coisas de Deus – que a glória de Deus se refletirá em nós. É apenas uma questão de reorganizar suas prioridades.
O Senhor lhe mostrará exatamente o que você precisa fazer para eliminar certas coisas de sua vida que roubam seu tempo com Ele. Ele também lhe dirá para fazer certas coisas que o ajudarão a adquirir o hábito de passar tempo com Ele.
Você pode criar bons hábitos em Deus da mesma forma que pode criar maus hábitos. Se você se dedicar habitualmente a entrar em contato com Ele diariamente por meio da oração e da leitura da Bíblia, isso se tornará um estilo de vida para você.
Como faço para orar a vontade de Deus para minha vida?
Frequentemente, os cristãos se preocupam se estão ou não orando de acordo com a vontade de Deus. Para realmente honrar a posição de Deus, devemos orar pelo que Ele já declarou ser a Sua vontade. A Palavra de Deus é a Sua vontade.
Ele fez algumas promessas muito específicas nele. E é Sua vontade cumprir cada uma delas. Precisamos pegar nossas Bíblias e descobrir qual é a vontade de Deus.
Quando você ora a Palavra de Deus como está escrita na Bíblia, conhecendo a Sua vontade de antemão, você não está mais orando apenas esperando obter resultados. Você não está tagarelando um monte de palavras que soam religiosas. Você está orando esperando obter resultados.
Você está orando corretamente porque está orando exatamente as palavras que Deus deu como Sua vontade para ser feita na terra.
Deus quer que sua vontade seja feita na terra como no céu. Não ore pelo seu problema. Ore o que Deus disse que fará: “O meu Deus suprirá todas as [minhas] necessidades segundo as suas riquezas na glória por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19).
Talvez você tenha se perguntado a princípio: Deus me ouviu? Primeiro João 5:14-15 diz: “Se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve; tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que dele fizemos”.
Então, antes de orar, tome a decisão de obter resultados, então ore o que a Bíblia diz, esperando que Deus se mova.
Não ore apenas o que você lembra que a Palavra de Deus diz. Leia-o! Mesmo que você tenha lido essa promessa centenas de vezes, leia-a novamente.
Alimente-se com o que ele diz repetidas vezes. Um dia, você lerá um versículo familiar e de repente Deus lhe dará a maior revelação que você já teve em sua vida.
E será exatamente o que você precisa saber para orar efetivamente sobre sua situação atual. Encontre a promessa que se aplica à sua situação e ore pela resposta em vez do problema.