Oração da noite

A Oração das Vésperas (também chamada de Vésperas) faz parte da Liturgia Diária das Horas, também conhecida como Ofício Divino.

Na Liturgia das Horas, a Igreja cumpre o mandamento de Jesus de “orar sempre” (Lucas 18,1; ver também 1 Tessalonicenses 5,17). Através desta oração, o povo de Deus santifica o dia pelo louvor contínuo a Deus e orações de intercessão pelas necessidades do mundo.

A Liturgia das Horas inclui vários momentos específicos de oração. Os momentos mais importantes, chamados de “horas da dobradiça”, são a Oração da Manhã (que ocorre ao levantar-se) e a Oração da Tarde (que ocorre quando o crepúsculo começa a cair).

As outras horas são o Ofício das Leituras (um serviço com uma leitura bíblica e uma leitura dos Padres ou Escritores da Igreja ou uma leitura relacionada com um santo que pode ter lugar a qualquer hora do dia), uma Oração Diurna (que pode ter lugar ao meio-dia, meio-dia ou meio-dia) e a Oração Noturna (feita antes de dormir).

Bispos, sacerdotes, diáconos e muitos homens e mulheres de vida consagrada rezam a Liturgia das Horas todos os dias.

O seu trabalho organiza-se em torno desta oração, mantendo Deus sempre no centro dos seus dias. Os leigos são encorajados a rezar também a Liturgia das Horas, especialmente a oração da manhã e da noite. Muitas paróquias nos Estados Unidos programam regularmente a oração comunitária da manhã e da noite.

A oração da noite agradece pelo dia que passou e faz um sacrifício noturno de louvor a Deus (ver Salmos 141:1).

A estrutura da Oração da Noite é a seguinte:

Verso introdutório

A Oração começa com o Sinal da Cruz, um pedido de ajuda de Deus e uma doxologia de louvor.

Confira:  Principais estratégias para conseguir mais alunos usando as técnicas do marketing educacional

Hino

A introdução é seguida por um hino adequado à estação ou evento.

Salmo do dia

O canto ou recitação dos Salmos segue o hino. Na Oração da Noite, a salmodia consiste em dois salmos (ou duas partes de um salmo mais longo) e um cântico (ou hino) retirado das Epístolas ou do Livro do Apocalipse no Novo Testamento.

Oração da noite

Os Salmos são uma parte importante da oração da Igreja. Ao rezar os Salmos, a Igreja segue o exemplo de Jesus, pois também ele rezou os Salmos (ver, por exemplo, Mateus 27:46 e Marcos 15:34 que citam o Salmo 22 ou Lucas 23:46 que cita o Salmo 31). Os cânticos do Novo Testamento vêm dos primeiros dias da Igreja.
Cada Salmo é precedido por uma antífona.

A antífona chama a atenção para o significado espiritual do Salmo, particularmente qualquer significado especialmente apropriado para a festa ou estação. Quando os Salmos são cantados, a antífona dá o tom (ou melodia) para o canto.

Cada salmo é seguido por um breve período de reflexão silenciosa. Pode ser seguido por uma breve oração destacando temas importantes do Salmo.

Leitura das Escrituras

A salmodia é seguida de uma leitura da Sagrada Escritura (a Bíblia). Esta leitura pode ser seguida de um período de silêncio ou de uma breve reflexão.

Responsivo

Um responsório curto é cantado ou recitado. Este responsório destaca os temas da leitura ou do tempo e conclui com uma doxologia de louvor.

Cântico Evangélico

Nas Vésperas, os reunidos cantam ou recitam o Cântico de Maria, também chamado de Magnificat após a primeira palavra do texto latino desta oração. Este cântico vem de Lucas 1:46-55. Maria cantou esta canção ao encontrar sua parenta Isabel, um encontro que aconteceu logo depois que Maria concordou com o plano de Deus de que ela desse à luz seu Filho, Jesus.

Confira:  Como lavar seu edredom em 5 etapas

Este Cântico é tratado com a reverência dada à leitura do Evangelho na Missa. É introduzido com uma antífona e o Sinal da Cruz e conclui com uma doxologia de louvor e repetição da antífona. Nas celebrações de particular solenidade, faz-se acompanhar de incenso.

Intercessões

Nas Intercessões, os reunidos rezam pelas necessidades da Igreja e do mundo. Essas intercessões geralmente incluem uma oração por aqueles que morreram.

Pai Nosso

As intercessões terminam com a Oração do Senhor (também chamada de “Pai Nosso” ou ” Pater Noster “). Jesus ensinou esta oração aos seus discípulos quando perguntaram como rezar (cf. Mt 6,9-13, Lc 11,2-4).

Nesta oração, as pessoas unem suas vozes para orar pela vinda do reino de Deus e pedir a Deus que supra nossas necessidades, perdoe nossos pecados e nos leve à alegria do céu. Todos os dias, o Pai Nosso é rezado pela Igreja na oração da manhã, na oração da noite e na missa.

Oração final

O celebrante então oferece uma oração final de louvor e intercessão a Deus. Esta oração é apropriada para a época da Igreja.

Demissão

A menos que um leigo esteja presidindo, o celebrante abençoa o povo e os dispensa da celebração, convidando-os a “ir em paz”. Quando um leigo preside, os presentes pedem a bênção de Deus e são dispensados ​​como de costume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima