Tudo o que você precisa saber sobre peelings químicos

Um peeling químico para o rosto é um procedimento no qual uma solução química é aplicada à pele para remover células danificadas da pele, tratar rugas e corrigir cicatrizes e descolorações causadas pelo sol.

Os peelings químicos contêm diferentes tipos de ácidos que têm diferentes profundidades de penetração na pele. Existem muitas opções, dependendo das suas necessidades e da sensibilidade da sua pele.

O que você precisa fazer para se preparar para um peeling químico?

Depois de escolher um cirurgião plástico ou dermatologista para Enfermagem Estética, respeitável e certificado, o primeiro passo é agendar uma consulta pré-procedimento para discutir seus motivos para querer um peeling químico e as expectativas do tratamento.

Seu histórico de saúde e medicamentos serão revisados ​​para garantir que você seja um candidato adequado para o procedimento.

Esta revisão inclui triagem para história de diabetes, deficiência nutricional, fotossensibilidade, cicatrizes anormais, radiação prévia, cirurgia facial recente, problemas de pele, uso de isotretinoína ou contraceptivos orais, tabagismo, estado de gravidez e quantidade de exposição diária ao sol – esses fatores podem aumentar o risco de complicações.

Tudo que você precisa saber sobre peelings químicos

Em seguida, um exame físico da pele é realizado para avaliar a espessura, saúde e condição da pele. Fotografias podem ser tiradas para documentar a condição da pele pré-procedimento.

Durante as 2-4 semanas antes do peeling químico agendado, há um conjunto de atividades de preparação realizadas para otimizar a eficácia do tratamento, chamadas de “priming”.

A exposição aos raios UV deve ser limitada e um filtro solar de amplo espectro com FPS 50+ deve ser aplicado todas as manhãs. Certos cremes contendo tretinoína, hidroquinona, ácido glicólico ou ácido salicílico podem ser prescritos.

Confira:  Introdução à análise corporal e traços de caráter

Por último, cera e dermoabrasão do rosto devem ser evitadas. O objetivo dessas atividades e recomendações é afinar a camada superior da pele, aumentar a penetração do peeling químico, acelerar a cicatrização e reduzir o risco de complicações como hiperpigmentação e cicatrizes.

No dia anterior ao procedimento, o rosto deve ser lavado com sabão sem resíduos. Hidratantes e maquiagem devem ser evitados.

O que você deve esperar durante o procedimento?

O peeling químico é feito em uma sala de escritório dedicada com iluminação e ventilação adequadas. Você ficará deitado em decúbito dorsal e seus olhos estarão fechados para o procedimento com proteção ocular adequada.

Uma pasta neutra pode ser aplicada em áreas ao redor dos olhos, nariz e boca para evitar que a solução de peeling químico se acumule nessas áreas. Para peelings mais profundos, um medicamento relaxante ou analgésico pode ser administrado logo antes do procedimento.

O método de aplicação pode ser diferente dependendo do agente de peeling escolhido. As soluções líquidas podem ser aplicadas com pincel, aplicador com ponta de algodão ou gaze. Para os géis, geralmente, utiliza-se uma espátula de madeira ou plástico.

O agente de peeling é aplicado primeiro em áreas com pele mais espessa, como testa, bochechas, nariz e queixo. Em seguida, é espalhado para as outras áreas do rosto com movimentos firmes e uniformes na mesma direção.

Você pode sentir uma leve sensibilidade enquanto o peeling químico está em sua pele. Após a conclusão do procedimento, uma lavagem neutralizante ou compressa fria pode ser usada no rosto.

Experiência pós-procedimento

Após um peeling químico, sua pele provavelmente ficará vermelha e parecerá irritada. Peelings químicos mais profundos podem resultar em aumento da vermelhidão e inchaço. Também é normal sentir alguma queimação ou ardor contínuo.

Confira:  Dicas sobre como atrair estudantes em um cenário de constante mudança

Uma pomada protetora, como vaselina, pode ser aplicada para acalmar a área e os sintomas devem começar a desaparecer dentro de uma a duas semanas.

A maquiagem geralmente pode ser usada no dia seguinte para peelings leves e após uma semana para peelings médios. Pode levar alguns meses para que a pele volte totalmente ao normal e mostre resultados completos do peeling.

Recomendações como limpeza de rotina, hidratação e minimização da exposição ao sol ajudarão a prolongar os resultados do peeling químico.

Os peelings químicos são um método rápido, seguro e econômico para o rejuvenescimento da pele. O sucesso do peeling químico depende da correspondência adequada entre a motivação do paciente para o procedimento e o agente de peeling apropriado.

Seu médico pode examinar os riscos e benefícios para determinar o melhor plano de tratamento para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima